Kate & Leopold


Ontem eu assisti a um filme pelo qual não dava nada. "Kate and Leopold", essas comédias românticas que ninguém leva muito a sério, vão me perdoando o trocadilho. O mocinho da vez é nada mais nada menos que o Hugh Jackman. A  história começa em 1876 mas avança até os anos 2000, quando Leopold, o Hugh, viaja no tempo e encontra uma Nova York cheia de luzes e movimentos. 

Inevitavelmente, Leopold encontra Kate (Meg Ryan), uma mulher moderna que trabalha com pesquisa de mercado. Kate é daquelas garotas que perderam a fé no amor após um relacionamento longo e fracassado. Enfiou a cara no trabalho e sua única preocupação é ser boa naquilo que faz. 

Até que Leopold aparece, do nada, com um vocabulário estranho e  muita, muita classe. Daquele tipo de cara que fica de pé quando uma mulher se levanta. Do tipo que abre a porta do carro pra ela entrar e oferece um jantar romântico no terraço. Em princípio Kate o acha esquisito. Parecia um lunático com uma roupa cafona. Mas aos poucos, ela se dá conta do quão atencioso ele é. As gentilezas de Leopold revelam um rapaz que não se importa apenas em "pegar" a garota. Ele a escuta, segura na sua mão, se preocupa com ela. Não é uma gentileza ensaiada, é real.

Talvez o que mais tenha me impressionado no filme foi o fato de perceber que Leopold não trata Kate de forma diferente por ser a "mulher da vida dele". Ele trata com a mesma gentileza a todos e todas ao seu redor. Sem interesses à vista. O fato de não estar interessado em uma garota (atriz coadjuvante da cena do bar) não o impede de ser gentil com ela. Não é só porque ele não quer transar com ela que ele vai tratá-la de qualquer jeito. 

Sei que os caras detestam a palavra "sensível", mas na minha opinião, é preciso ser muito homem pra chegar a esse ponto. É preciso ser um cara com valores, ética e muito sentimento para ser, de fato, gentil. As gentilezas de Leopold são apenas a superfície do iceberg.  O resto vem junto com a forma como ele olha para Kate, com o carinho imenso com o qual ele a abraça quando estão juntos, com a forma delicada que ele lhe dá um beijo de bom dia e prepara gentilmente seu café da manhã. 

E mais uma vez voltamos às gentilezas. Acho que o século XXI mudou muita coisa. Mudou relações sociais, a forma como enxergamos família e até a forma como nos relacionamos. Hoje em dia não é preciso mais casar com um garota pra dormir com ela. Não se usa mais a palavra cortejo e os homens não deixam suas intenções escritas em uma carta. Mas eu acho que um cara gentil, assim como Leopold, vai sempre se diferenciar dos caras comuns. 

No fim das contas, é fácil "ganhar" uma garota. Dizer que ela é linda para levá-la a um motel qualquer ou apenas pra conseguir uns "amassos". Difícil mesmo é ser homem o suficiente pra se envolver, para se expor, para se mostrar na real, pra valer. Isso sim é que é ser um homem de verdade. Um viva a homens como Leopold, que eles ainda existam apesar de toda a frivolidade dos tempos modernos. 

Comentários

  1. Já falei que você é minha blogueira preferida? Seus textos são muito envolventes e de uma fluência impar !!! Uma aula mesmo !!! Obrigado por nos brindar com esses flashes fugazes da sensiblidade feminina...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amar sem reservas

200 dias com ele

Pedro e Leila - Feiticeira