Da série "Diálogos Insanos"

I´m yours (live) - Jason Mraz


Aeroporto Internacional de Miami (Flórida), Estados Unidos da América
Salão de imigração

- Passaporte - rosnou o agente da imigração.

- Sim, senhor. Aqui está. - respondeu a moça com cara de gato de botas.

- Hum...Onde vai ficar? - perguntou secamente e fazendo cara de poucos amigos.

- Aqui está o endereço do albergue. 

- Vai ficar até quando? 

- Vou para Nova York  passar 10 dias. - respondeu.

- Porque não ficam em Miami? 

- Porque não...quero...Ué. Vou passar em Miami na volta. - disse fazendo uma cara de "que pergunta idiota" e já pensando no que será que o Seu Lunga responderia...provavelmente um "Porque Miami não é Nova York, certo, seu guarda?!". Apertou os olhos como que para tirar esse pensamento da cabeça. Vai que os americanos inventaram uma máquina de ler pensamentos, não é?!

O guarda folheou o documento, página por página. Deu uma boa olhada na moça. Magra, baixinha, com aquela cara de boliviana (era mesmo cara de paraense mas o policial jamais saberia a diferença), cabelos castanhos, compridos e ondulados. Olhou de novo o passaporte. Ele parecia não entender bem como ela tinha tantos carimbos. 

- Deve estar me achando com cara de pobre. - pensou a moça enquanto ele olhava o carimbo da França, passando pelo da Espanha, antes o do Reino Unido e por aí foi. 

- Porque você viaja tanto? - indagou o oficial em espanhol. A moça teve dificuldades em entender a pergunta. Porque será que todos esses americanos acham que eu falo espanhol?! Isso é preconceito!

- Porque eu gosto de viajar. - tentou sorrir desta vez. Mas parece que o sorriso saiu mais falso que a encomenda. 

- Vi que você tirou o visto em 2008, mas só veio aos Estados Unidos em 2009. Por que? - desta vez ele olhou profundamente nos olhos da moça, de um jeito perscrutador, deixando-a nervosa. 

Ela revirou os olhos sem querer, e apoiou o cotovelo na bancada, olhando fixamente para o guarda. 

- Então, seu guarda, sabe o que é? Em 2008 eu era casada. Mas, shit happens, o senhor sabe como é, e a verdade mesmo, pra valer, é que a coisa já não andava bem desde 2007. A gente brigava muito e tal. Ele dizia que eu era impaciente e eu que ele era lerdo. Aí já viu, né?! Pimba. Claro que um negócio desses não poderia dar certo. Mas, a decisão da separação foi minha mesmo, entende? Em 2009 eu me separei e aí fiquei em depressão e tal. Imagine o senhor, eu, recém-separada, sem nada pra fazer! Aí decidi ir pra Jamaica com umas amigas  minhas.Claro, né, seu guarda, que era uma fase de adaptação. O senhor entende, não é?! A gente precisa se virar sozinha, afinal, nunca se sabe o que vai acontecer amanhã! Por isso tem esse carimbo aí, de 2009, porque eu estava indo pra Jamaica e fiz uma conexão aqui, em Miami. Agora, o que eu fui fazer na Jamaica, o senhor pode imaginar né?

O policial estava completamente imóvel, com a caneta na na mão e de boca aberta. 

- Tomar sol e ir à praia, né!! Dãaa. Bobinho. Então, o senhor tem mais alguma pergunta que eu possa responder?! - indagou a moça aliviada por poder desabafar tanta coisa em tão pouco tempo e já perdendo as ruguinhas de preocupação. 

- Não, não, pelo amor de Deus. Não quero saber mais nada! Aqui está seu passaporte carimbado. Pode ir! Bem-vinda à América! - respondeu apressadamente o policial e já chamando o próximo. 


Comentários

  1. Oi, querida! Gratidão por partilhar! Muito bacana a reflexão. Eu casei por causa da imigração da Inglaterra, um anglo-indiano de turbante pegou no meu pé e disse que eles não davam visto para namorada... Graças a Deus eu perdoei e superei isso! At least, I hope... ;-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amar sem reservas

200 dias com ele

Pedro e Leila - Feiticeira