Obsessão

Palavra oxítona terminada em “ão”. O dicionário Aurélio sentencia como sendo a preocupação com determinada ideia que domina doentiamente o espírito. Ideia fixa ou mania. E aí danei-me a pensar no que exatamente pode tornar-se uma obsessão.

Podemos dizer que temos uma obsessão quando somos perfeccionistas? Quando insistimos em não mudar um padrão? A meu ver, de uma forma muito simplória, todos nós somos obcecados, talvez uns em um grau menor e outros em um nível mais alto. Tenho um amigo que tem mania de limpeza. Sai passando álcool gel em todas as canetas que usa e insiste em limpar a borda da long neck que divide com outros (vai entender, né).

Conheço outras pessoas que têm uma mania engraçada de fazer um ritual imenso antes de escolher uma roupa pra sair. Experimentam um mínimo de dez peças de vestimentas antes de voltar à primeira e dizer “É esta que me faz menos gorda”. Obecadas pela própria aparência?!

Já vi de um tudo. Aquelas que não usam salto baixo em nenhuma hipótese; outras que separam as roupas e sapatos por cor no guarda-roupas (eu me incluo nesse rol), e há aquelas que têm ideias fixas em emagrecer, esquecendo que somos escravos das nossas emoções. E que estas, por sua vez, são escravas dos nossos pensamentos, quaisquer que sejam eles.

Há aqueles que são obcecados em ver problema onde não existe. A vida nunca vai ser perfeita e talvez falte a leveza pra entender que a felicidade é feita de momentos isolados. Daí a mais velha sacada do mundo: “a vida não é fácil”.

Quando se está triste pensa-se muitas e muitas vezes naquele mesmo assunto. A gente relembra coisas, momentos. Um perfume pode trazer à tona milhares de memórias. É igual à música: “Um fio de cabelo no meu paletó”. Alguém se recorda dessa? Uma música, uma peça de roupa, um programa de TV, um carro, uma cor, um filme. Tudo é uma porta entreaberta pra lembrar daqueles que já se foram.

“O passado não volta”, me disseram uma vez. Mentira. Ele volta sim, o tempo todo. E aí? Obsessão ou tristeza? Que dúvida. Fico com a tristeza, porque tenho a certeza que um dia essa daí passa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amar sem reservas

200 dias com ele

Pedro e Leila - Feiticeira