"amigos" e Amigos


Tem "amigos" e Amigos. Quando a gente é novinha, gosta de andar "de galera". Quanto mais gente melhor. Sempre fazendo aquela barulheira, rindo e aprontando. Mas quanto mais "experiente" (pra não dizer velha) eu vou ficando, mais eu acho que essa ideia de viver rodeada de amigos é algo até um pouco infantil. Amigos mesmo, a gente tem poucos.

A diferença entre colegas e amigos pra mim é bem clara: amigo é aquele em quem se confia. Pra quem pode-se contar tudo, sem rodeios, sem medo de ser julgada, sem medo de receber um puta sermão. O amigo até dá sermão, mas na hora certa. Não na hora em que você está caída e precisando de um colo. É aquela pessoa pra quem você conta, inclusive, tudo aquilo de bom que está acontecendo com você, sem medo de "olho gordo".

Amigo pra valer, é aquele que quer o seu bem de verdade, que fica feliz quando a gente está feliz e que se entristece quando a gente está triste. Ele não fica como um "agente duplo", se equilibrando em uma corda bamba, sem saber pra qual lado do muro vai ficar quando é chamado a opinar sobre alguém que nos machucou.

Amigo, pra mim, é aquele que jamais, em tempo algum, obriga a gente a ser amigo dele. Ele não cobra presença, não se magoa por pouca coisa. Não te obriga a dar presente de aniversário e muito menos  precifica tudo o que você faz por ele. Porque tem certas coisas, muitas coisas, que não têm preço.

Amigo, pra mim, é aquele cara ou aquela garota, clichê ou não, que está lá quando você precisa. For real. Pode ser que a vida até venha a separá-los, afinal, quando a gente cresce e vira gente grande, a vida nos impele pra outros lugares, outras tribos. O verdadeiro amigo é aquele que sempre volta. Porque ele sabe que aquele ali, ou seja, o seu coração, é o lar dele, não importa quanto tempo se passe ou quantos "amigos" novos ambos arranjem.

E aí vai mais outro clichê: bons amigos são como joias, são raros e muito valiosos.

Comentários

  1. Gostei! É bom ter você de volta! Welcome back!

    ResponderExcluir
  2. E mesmo que o amigo ou amiga falhe em fazer uma dessas coisas, o outro ou a outra deve saber perdoar tb, pq ninguém cumpre todos os requisitos sempre, né não?

    ResponderExcluir
  3. O importante não é a quantidade e sim a qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Amigos de verdade contamos nos dedos de uma das mãos. <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Amar sem reservas

E se houver silêncio…

Morte e vida de Dorian Gray